História e Origem do Dia das Mães


Tudo começa na...
Grécia Antiga 
A mais antiga delas aconteceu na Grécia antiga há mais de dois mil anos  onde os gregos homenageavam a deusa Rhea com ofertas e presentes.
Rhea foi mulher de Cronos e mãe da maior parte dos deuses de primeira grandeza .

 
Deusa Rhea - Foto: ufcg.edu
Inglaterra
Por volta de 1600 surgiu o "Mothering Sunday" , celebrado no 4º domingo de quaresma (40 dias antes da Páscoa) em que os filhos presenteavam suas mães com o mothering cake (bolo materno) e os filhos (a) que moravam longe podiam tirar o dia de folga para visitá-las, já que naquela época a maior parte das pessoas (classe baixa inglesa) trabalhavam muito distante de casa e viviam na casa de seus patrões.

Bolo Simnel - Foto: This and That
Originalmente feito para o Domingo meio da Quaresma, quando os quarenta dias de jejum seria relaxado.
Estados Unidos 
Em 1872 Julia Ward Howe sugeriu que fosse criado o Dia das Mães, como uma data dedicada à paz, mas não deu certo.
E em 1907, Anna M Jarvis iniciou outra campanha pelo Dia das Mães, em West Virginia.
A campanha surgiu em virtude do sofrimento da americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país.
Em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia das Mães e a comemoração espalhou-se pelo mundo.
Anna M Jarvis - Foto: internet
Brasil 
A primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil aconteceu pela Associação Cristã de Moços (ACM), em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918, mas somente em  1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Primeira comemoração ocorrida em Porto Alegre, em 12 de maio de 1918, em um velho sobrado da Rua da Praia, que, na época, abrigava a Associação Cristã de Moços. Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul - Foto: Almanaque Urupês
Selo comemorativo dos 95 anos do Dia das Mães. Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul - Foto:Almanaque Urupês
A ideia desse post é entender um pouco como surgiu essa data.
Não falei de todos os países, mas os que constam aqui, foram de grande importância para oficialização do Dia das Mães no mundo.
Espero que tenham gostado!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito feliz com sua visita aqui no meu cantinho, Obrigada!
Todas as opiniões escritas por leitores do Blog Viagens Sabores Etc. são bem vindas e serão publicadas desde que não contenham ofensas ou insultos a qualquer pessoa, marca, etc.
Os comentários serão respondidos as terças e quintas feiras.
Volte Sempre, Adriana Alves.